Logotipo desenvolvimento para web

Gestalt aplicado ao design web (parte 2): princípio da proximidade

No segundo artigo da série, apresento o princípio da proximidade, muito útil de se saber e efetivamente aplicar, nos trabalhos do dia-a-dia.

Este artigo é parte da série “Gestalt aplicado ao design web“. Confira a lista de todas as partes, até agora:

Foi visto no artigo anterior que pesquisadores alemães começaram a estudar as percepções visuais humanas, quer dizer, as relações entre algo sendo observado e as sensações que este “algo” provoca em que observa, dando origem à teoria Gestalt.

A partir deste estudo, foram deduzidos alguns princípios – ou “leis”, como preferem alguns – que descrevem alguns aspectos interessantes e, para o caso, úteis de se saber, sobre como o ser humano interpreta o que vê. Nesta série não serão vistos todos os princípios, mas, sim, aqueles que são úteis para o escopo a que se propõe: o desenvolvimento para web.

O princípio da proximidade basicamente diz que quando vários itens estão próximos entre si, formam uma unidade visual única, coesa, e não mais parecerão distintos. E mais: esta relação que forma o “um” sugere que estes elementos são relacionados, de alguma maneira.

Princípio da proximidade em ação: várias bolinhas próximas umas das outras “formando” outras figuras.

Ainda não acredita? Você mesmo “se depara com o princípio da proximidade” diariamente… O princípio da proximidade “transforma” milhões de pontinhos (pixels) no monitor que olhamos em verdadeiras imagens!

O princípio da proximidade “transforma” milhões de pontinhos (pixels) em imagens.

Deste princípio da proximidade, pode-se inferir que elementos relacionados devem ser agrupados.

Esta é uma informação muito importante, quando o assunto é desenvolvimento de layouts! Sabendo que elementos próximos dão a idéia de unicidade e relacionamento, que têm ligação entre si, é possível planejar melhor o design de um web site, por exemplo.

Utilizando o princípio da proximidade, é possível conferir organização a um layout; é fazer com que a experiência dos usuários, ao visitarem determinado site, seja agradável e, até mesmo, prazerosa. As pessoas se sentem bem quando as coisas estão organizadas, não é verdade? ;-)

No próximo artigo da série, mostrarei alguns exemplos do princípio da proximidade na web.

Todo desenvolvedor web deve ler

Use a cabeça: HTML com CSS e XHTML PHP e MySQL: Desenvolvimento Web Internet e World Wide Web: Como Programar Criando páginas web com CSS Usabilidade na web Design para a internet Não me faça pensar jQuery: A Biblioteca do Programador JavaScript Ajax com jQuery: Requisições AJAX com a Simplicidade de jQuery

6 comentários em "Gestalt aplicado ao design web (parte 2): princípio da proximidade"

  1. Federico Stunz (03/01/2010)  

    Primeiro me deixe parabenizá-lo pelo site, mais que nada pelo conteúdo!
    O estudo da Gestalt é um assunto mto importante para qualquer profissional que se dedique ao design, e merece ser divulgado…

    Eu discordo, somente, com o exemplo dos pixeis que relacionas ao princípio de proximidade, porque a imagem de bitmap (mapa de pixeis) está baseado no princípio de mistura ótica, onde a unidade visual está tão longe do espectador ou é tão pequena que isolada é desapercebida, enquanto o principio de proximidade diz que elementos próximos entre si são lidos como um conjunto, mas estes elementos poderiam separar-se do conjunto e continuar sendo percebidos.

  2. Tárcio Zemel (06/01/2010)  

    @ Federico Stunz
    Obrigado, Federico! Fico contante que tenha gostado do site, em especial dos artigos sobre Gestalt aplicado ao design web! Ah, e obrigado por complementar o artigo com esse princípio da Gestalt que não chegou a ser abordado! Abraços!

Deixe um comentário

artigos comentários e-mail ?
Siga-me no twitter!