desenvolvimento para web - xhtml, css, padrões da web, usabilidade, acessibilidade, web design, SEO, blogs e tecnologias para desenvolver a web

  • Feed artigos
  • Feed comentários
  • Feed por e-mail
  • Início
  • Ferramentas
  • Downloads
  • Feeds
  • Mapa do blog
  • Sobre

Definição de acessibilidade e conexão com design

24 de maio de 2008 0 comentários

Analisando algumas estatísticas do desenvolvimento para web, percebi que uma pessoa fez a busca por “Definição de acessibilidade e conexão com design”. Infelizmente ela não encontrou o que pretendia no site; entretanto, se ela ou alguma outra voltar a fazer esta pesquisa, o resultado será positivo. Aqui está o artigo sobre Definição de Acessibilidade e Conexão com Design! :-)

Definição: o que é acessibilidade?

O termo “acessibilidade” tem muitos significados, dependendo de como é interpretado, de quem fala e da área a que se refere. De uma maneira geral, acessibilidade refere-se ao fato de algo ser acessível às pessoas, sejam elas quais forem, sejam os meios que estejam usando quais forem, sejam suas dificuldades e limitações quais forem.

Este é um conceito “ideal” que certamente não é alcançado em todas as vezes. Mas é o que todos os envolvidos com as atividades em que a acessibilidade tenha importância significativa devem ter em mente.

Por exemplo, um órgão público que organiza e providencia um concurso mas não tem infra-estrutura para que pessoas com necessidades especiais tenham acesso às salas de aula (seja por não ter rampas no local, elevadores com portas pequenas, etc) está impedindo o acesso a essas pessoas.

Acessibilidade na web

Na busca, aqui no blog, acredito eu que a pessoa gostaria de uma definição de acessibilidade em um contexto voltado à web, claro; e é justamente nesta vertente que vou focar.

Acessibilidade na web refere-se ao site ser acessível a quem o visita. Muito fácil, muito simples! Teoricamente, isso é tudo o que há para ser dito. Agora, como a acessibilidade vai se dar “são outros 500″…

O desenvolvedor web deve seguir inúmeras regras de acessibilidade; regras estas idealizadas e desenvolvidas especialmente para o acessos no ambiente virtual. Em nosso caso, regras desenvolvidas especialmente para serem conhecidas e aplicadas na idealização, contrução e manutenção de web sites.

Idealmente aquele sucinto conceito é o correto; na prática, é bem mais complexo e demorado prover a acessibilidade na web.

Para o caso da acessibilidade na web, o W3C definiu as “Diretrizes de acessibilidade ao conteúdo da Web“, ou WCAG. Basicamente, essas Diretrizes aconselham, instruem, o que devem os desenvolvedores de web fazer e/ou deixar de fazer em contextos de desenvolvimento web. O que, se implementado, será benéfico; o que, se não implementado, será maléfico quando as pessoas acessarem os sites.

Acessibilidade e conexão com Design

O Design, especificamente, no caso, o Web Design, tem muita conexão com a acessibilidade! Um bom design web deve ser consoante com a acessibilidade. Um site deve possuir bom layout, boa estruturação, bom design e ser acessível. Claro, estamos novamente no “mundo das teorias”. Na prática, desenvolver um site que atenda a estes (e outros) objetivos é bem complexo. Alguém enfie isso na cabeça dos clientes, por favor! :-D

Então, no modo que penso, a acessibilidade tem conexão com o design a partir do momento em que ambos, conjuntamente, aproximam-se o máximo possível do conceito ideal citado acima, com o objetivo de permitir que qualquer pessoa, em qualquer lugar, utilizando qualquer tipo de dispositivo, tenha uma experiência agradável (muito a ver com usabilidade, também), que encontre caminhos fáceis para as tarefas e/ou partes do site que lhe são mais úteis.

Conclusão sobre acessibilidade e conexão com design

O que foi dito neste artigo é, na verdade, uma sucinta abordagem. Quando se fala em acessibilidade e design, outros “núcleos” no desenvolvimento para web devem ser levados em consideração, como usabilidade, arquitetura da informação, bom planejamento, correta aplicação de tecnologias, e muitos outros.

Tudo isso somado à uma boa interface, elementos visuais agradáveis e leveza no carregamento, a meu ver constituem uma boa aliança entre acessibilidade e design, e servem como imensos auxiliares para que o visitante tenha acesso ao mais importante: conteúdo!

Categorias
acessibilidade, design
Indicar artigo
x

 





Indicar artigo
Comentários RSS
Comentários RSS
Trackback
Trackback

Todo desenvolvedor web deve ler

Use a cabeça: HTML com CSS e XHTML. Criando página web com CSS. Usabilidade na web. Não me faça pensar. Design para a internet.

Artigos relacionados a "Definição de acessibilidade e conexão com design"

  • Classe PHP para conexão com banco de dados MySQL
  • “Acessibilidade Web: Sete Mitos e Um Equívoco”
  • “Sobrinho”
  • Gestalt aplicado ao design web (parte 4): princípio da boa continuidade ou princípio do alinhamento
  • Baixar ícones de alta definição e qualidade
  • Tipografia com foco ao web design (parte 2): categorias de tipos
  • Richard Stallman e os programas baseados na web
  • Dicas para um web design minimalista e usável
  • Gestalt aplicado ao design web (parte 1): origem do termo, significado e utilidade
  • Tripoli: CSS standard para renderização HTML

Comente!

Translator

Portuguese flagItalian flagChinese (Simplified) flagEnglish flagGerman flagFrench flagSpanish flagJapanese flag

Artigos mais visitados

  • Briefing para desenvolvimento de web sites: considerações, dicas e modelos
  • CSS float: considerações, dicas e macetes para bons layouts na web
  • Centralizar suas páginas web com CSS: como deixar o site sempre no centro com folhas de estilo
  • Como montar um portfolio sem ter clientes
  • Baixar ícones de alta definição e qualidade

Categorias

  • (x)html (5)
  • acessibilidade (4)
  • blogs (7)
  • css (17)
  • design (30)
  • firefox (6)
  • indicações (50)
  • javascript (5)
  • jquery (8)
  • miscelânea (29)
  • php (7)
  • séries (9)
  • seo (10)
  • usabilidade (7)
  • wordpress (19)

Eu indico

  • blosque.com
  • ChromeBrasil
  • Fique Rico
  • Insistimento
  • Maikel Neris
  • Professional Blogger



Artigos Recentes

Meta tags

"Sexy Buttons" em menus do Wordpress

Manageable: praticidade e rapidez para editar informações de páginas e artigos do Wordpress

30 extensões para Firefox que vão mudar sua vida na web (para melhor)

Como usar qualquer tipo (fonte tipográfica) em seu blog Wordpress

Google Chrome - primeiras impressões sobre o navegador da Google

Últimos Comentários

Pedro Rogério: Muito bom o artigo, tenho que tirar o chapéu pra você!!! (...)

fabiano: Ola Tárcio Queria saber como posso montar o portifolio da minha empresa de Soluções Digitais? Se (...)

Felipe Volkmer: Perfeito! Justamente o que tava precisando. Já estás no meu feed e nos favoritos! Abraços! (...)

Pedro T: Olá tárcio.... Só um pequeno comentário.... a verdade é que a informação é cada vez (...)

Christiano G. de Araújo: Mas os sinais comentados não apareceram... (...)

Mais Comentados

Google Chrome - primeiras impressões sobre o navegador da Google (14)

Gestalt aplicado ao design web (parte 1): origem do termo, significado e utilidade (13)

Maneiras práticas para melhorar a visitação de seu blog e fidelizar seus leitores (13)

CSS float: considerações, dicas e macetes para bons layouts na web (13)

As melhores práticas de SEO que você pode adotar em seu web site ou blog para melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca (12)

desenvolvimento para web trata sobre padrões da web, usabilidade, acessibilidade,
web design, SEO e tecnologias web, tais como HTML, XHTML, CSS, javascript, jQuery, PHP e mais.

A tradução automática é do Wordpress Global Translator Plugin e há alguns direitos reservados.